Fotos: Divulgação

Santa Maria e região elegeram dois deputados estaduais e dois federais nas eleições deste domingo (4). Beto Fantinel (MDB) e Rafael Braga (MDB) conquistaram cadeiras na Assembleia Legislativa, enquanto Valdeci Oliveira (PT) e Pedro Westphalen (Progressistas) foram eleitos para a Câmara dos Deputados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Confira o perfil dos eleitos
Beto Fantinel (MDB) – 61.177 votos
Natural de Dona Francisca, Beto Fantinel é formado em Ciências Sociais e técnico agrícola pela UFSM. Iniciou a trajetória política como líder estudantil e vereador pelo MDB e foi secretário estadual de Desenvolvimento Social entre 2023 e 2026.

Valdeci Oliveira (PT) – 93.419 votos
Aos 69 anos, Valdeci Oliveira nasceu em Dilermando de Aguiar e iniciou a trajetória política como vereador. Foi prefeito de Santa Maria por dois mandatos, entre 2001 e 2008, e atualmente preside o PT no Rio Grande do Sul.

Rafael Braga (MDB) – 46.718 votos
Natural de Cruz Alta, Rafael Braga é advogado e empresário e iniciou a trajetória política no movimento estudantil e na Juventude do MDB. Foi vereador, presidiu a Câmara Municipal e ocupou cargos no governo do Estado, na Assembleia Legislativa e na Secretaria Nacional de Juventude. Em 2022, concorreu a deputado estadual e ficou como primeiro suplente do MDB, assumindo uma cadeira temporariamente em 2023.

Pedro Westphalen (Progressistas) – 128.095 votos
Natural de Cruz Alta, Pedro Westphalen é médico e construiu carreira na área da saúde, com atuação na gestão hospitalar e em entidades representativas do setor. Chegou à Câmara dos Deputados em 2019 e foi reeleito em 2022, onde atua principalmente em pautas ligadas à saúde e na destinação de recursos para municípios gaúchos.

Leia também: